Ian Ramil - Discografia


Filho do compositor Vitor Ramil, sobrinho da dupla Kleiton e Kledir e parceiro de longa data do Apanhador Só, o jovem Ian está longe de desfilar pelo disco como um completo desconhecido. Mais do que um cartão de visitas – como o resgate das já conhecidas Rota e Nescafé parece anunciar -, seu disco de estreia é uma obra de fechamento. Trata-se de um conjunto amarrado de todas as ideias, versos, sons e experiências conquistadas ao longo dos anos pelo artista. Um exercício que flui com jovialidade por conta do fluxo dinâmico das músicas, mas fixa maturidade em cada azulejo sombrio do álbum.
 
Ao mesmo tempo em que brinca com a própria herança – dos pais, tios ou amigos -, Ramil soluciona identidade ao justamente fragmentar a própria estética em diferentes rumos. Marcado do princípio ao fim pela divisão das experiências – o pop e o experimental, o acessível e o hermético -, IAN é um trabalho que usa dos pequenos contrastes com acerto e parcimônia. Ainda que o equilíbrio seja a chave para entender a funcionalidade do álbum, é ao descer (ou cair) da suposta linha divisória e escolher uma direção específica que o músico encontra movimento aos elementos que completam o trabalho. (Texto: Last.fm)


Pouco mais de um ano após o lançamento de IAN, primeiro registro em carreira solo de Ian Ramil e um dos 50 Melhores Discos Nacionais de 2014, o cantor e compositor gaúcho está de volta com um novo registro de inéditas. Batizado Derivacivilização (2015), o trabalho de apenas dez faixas assume uma sonoridade distinta em relação ao último álbum do cantor, concentrado na reprodução de temas urbanos, versos caóticos e instrumentos carregados de ruídos, como uma possível extensão dos instantes mais raivosos do álbum anterior.
 
Além de faixas já conhecidas do público, caso de Coquetel Molotov e Devagarinho, lançadas há poucas semanas, o trabalho chama a atenção pela assertiva interferência de convidados como Alexandre Kumpinski (Apanhador Só) e Filipe Catto. (Texto: Miojo Indie)

 


 
Discografia

 
IAN (2014)
01. Segue o Bloco
02. Seis Patinhos
03. Zero e Um
04. Pelicano
05. Suvenir
06. Nescafé
07. Entre o Cume e o Pé
08. Cabeça de Painel
09. Over And Over
10. Transe
11. Ímã Ralo
12. Hamburger
13. Rota



Derivacivilização (2015)
01. Coquetel Molotov
02. Derivacivilização
03. Salvo-Conduto
04. Corpo Vazio
05. Devagarinho
06. Artigo 5º
07. A Voz da Indústria
08. Quiproquó
09. Rita-Cassete (a re par ti ção)
10. Não Vou Ser Chão Pros Teus Pés




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.