Plutão Já Foi Planeta - Daqui Pra Lá (2014)


Plutão Já Foi Planeta é uma banda de Indie Pop/Rock de Natal, Rio Grande do Norte, e surgiu em setembro de 2013.

O grupo é formado atualmente por Natália Noronha, Gustavo Arruda, Sapulha Campos, Raphael Andrade e Vitória de Santi e suas influências passeiam entre Os Mutantes, Los Hermanos, John Frusciante e Little Joy e grupos do Indie Pop atual britânico, como Bombay Bicycle Club e Little Comets. A banda insere instrumentação diversa em suas composições, através do uso do ukulele, escaleta e sintetizador, além da banda base com guitarras, baixo e bateria. Os integrantes ainda brincam com diferentes estilos, transitando entre o indie folk e o rock popular, levados sempre pelas vozes de Sapulha, Natália e Gustavo, tanto individualmente quanto em conjunto.

O grupo teve início quando integrantes da Beto Rockfeller, banda de cover de rock composta por Gustavo, Sapulha e Rafael Bezerra, primeiro baixista e tecladista da Plutão, se interessaram em iniciar um projeto autoral. Os músicos, na intenção de adicionar à banda um diferencial, buscavam uma vocalista e, através de indicação, encontraram Natália, que já escrevia e compunha músicas próprias que divulgava na internet. Desde então, os músicos escrevem e criam arranjos juntos, em misturas espontâneas de suas diferentes referências. Em agosto de 2014, Rafael Bezerra necessitou deixar a banda para realizar intercâmbio cultural na Alemanha. Mediante a ausência do componente, o grupo viu a necessidade de substituir Rafael por um novo integrante. Também por meio de indicação, os componentes encontraram Vitória de Santi, que assumiu com segurança a função do antigo integrante, tornando a mudança de formação menos sofrida e demorada.

Em maio do mesmo ano, ainda com a formação anterior, a banda gravou seu disco de estreia, que tem sete faixas próprias, incluindo “Daqui Pra Lá”, single lançado em março e que intitula o álbum. Em 16 de outubro, o disco foi lançado virtualmente para download gratuito na página da banda no Bandcamp e no Facebook. O álbum foi gravado no Estúdio DoSol e recebeu colaborações de Henrique Geladeira, Anderson Foca e Yves Fernandes. Em 19 de novembro de 2014, a banda foi consagrada a Revelação Musical do RN pelo Prêmio Hangar de Música. No mesmo mês, entre os dias 21 e 23, o grupo fez sua primeira turnê, que teve o título de Baby Tour, incluída no projeto Invasão Potiguar. A intenção do projeto era ocupar espaços culturais de outras cidades na intenção de divulgar a música potiguar. João Pessoa (PB) e Recife (PE) foram as cidades invadidas, além de Natal, que encerrou o projeto com um público fiel no domingo (23).

Plutão já marcou presença em maioria dos palcos de Natal e está incluída na efervescente cena rock atual da cidade. (Texto: Dia da Música).




Discografia
 
Senha dos arquivos: brrock

 

Daqui Pra Lá (2014)
01. Suma Daqui
02. Daqui Pra Lá
03. Haverá de Se
04. Viagem Perdida
05. Sonho de Palmer
06. A Hora
07. Você Não É Mais Planeta




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.