Baleia - Discografia


A Baleia é uma daquelas bandas indecifráveis. Com canções que flertam tanto com o pop quanto com o experimentalismo, ela vem se destacando cada vez mais no cenário musical brasileiro. “Post-rock”, “pop progressivo” e “pós-MPB” foram alguns nomes dados pelos críticos para definir o seu estilo.
 
Quebra Azul, o primeiro álbum da banda, foi lançado em 2013 e ganhou elogios tanto do público quanto da crítica. Foi considerado um dos melhores lançamentos brasileiros do ano em mais de 20 listas e foi um dos artistas escolhidos para representar a nova música brasileira em uma coletânea lançada na Europa.
 
Suas aclamadas apresentações ao vivo trazem o repertório autoral da banda, assim como releituras de músicas de outros artistas, como ‘Noite de Temporal/Little by Little’, que mistura Dorival Caymmi com Radiohead. O show intenso, empolgante, permeado por sutilezas sonoras e o fino equilíbrio entre introspecção e explosão, fazem da Baleia uma novidade imperdível.
 
No início, a ideia era focar no jazz. Com a mistura de experiências vividas por seus integrantes, em menos de um ano, a banda Baleia criou um estilo próprio, moderno, porém preocupado em valorizar melodias e letras.
 
“Somos um tanto quanto jazz-rock-swing-romantique-cool-cabaret-pop-experimental”, brinca Gabriel Vaz, um dos vocalistas da Baleia. “Cada um de nós tem experiência musical anterior à banda. David tem também uma banda de samba e Pacheco tem uma de rock. O legal é que cada um traz influências de diversos gêneros à sonoridade da banda.”
 
Formada por Gabriel Vaz, Sofia Vaz (vozes), Cairê Rego (baixo), David Rosenblit (piano), Felipe Pacheco (violino e guitarra) e João Pessanha (bateria), a banda tem letras em português e em inglês e também executa temas instrumentais: “Quase todos compõem, e todos participam da criação dos arranjos. Compomos juntos e decidimos qual voz tem mais a ver com cada tema.”
 
As influências vão de Louis Armstrong a Justin Timberlake, passando Chet Baker, Nina Simone e Radiohead.
 
A banda está a caminho de lançar um novo álbum. Seu mais novo single é "Volta" lançado em 2015. (Texto: Last.fm).

 


 
Discografia
 
Senha dos arquivos: brrock


Quebra Azul (2013)
01. Casa
02. Motim
03. Furo
04. Jiraiya
05. In
06. Furo 2 (Sangue do Paraguai)
07. Breu
08. Despertador



Ao Vivo No Maravilha8 (2015) [EP]
01. Motim
02. Furo
03. Casa
04. Breu
05. Noite de Temporal/Little by Little

Download


Atlas (2016)
01. Hiato
02. Duplo andantes
03. Triz
04. Volta
05. Estrangeiro
06. Língua
07. Véspera
08. Salto




Senha dos arquivos: brrock


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.