The Muddy Brothers - Discografia


Fundada no final de 2012, a The Muddy Brothers é uma banda de Blues Rock oriunda de Vila Velha (ES). Contando com influências diretas do som do Delta Blues americano e do RocknRoll dos anos 70, o trio capixaba se baseia na união de voz, guitarra e bateria para criar um som cru e repleto de energia.

Formada por João Lucas (Voz e Gaita), Will Just (Guitarra e Violão) e Renato Just (Bateria), a banda recentemente em Novembro de 2013, lançou o seu trabalho de estréia, o disco-experimento “Handmade“, gravado e produzido de forma totalmente independente pelo trio, desde mixagem a produção da arte gráfica.

Recentemente a banda competiu com mais de 300 bandas do País e venceu o concurso "Rock on Top" patrocinado pela AXE e Club NME Brasil, onde foram escolhidos por um júri especial para tocar ao lado de nomes como Beck, Blur, Lana del Rey, The Roots, Travis e outras, abrindo o Festival Planeta Terra 2013.

A The Muddy Brothers se formou e caminha movida pela paixão dos integrantes pelo som e coragem dos blues man americanos, que moveram o mundo batendo o pé no chão e arranhando seu violão.


Muddy Brothers é isso. Só que com muito drive e fuzz.



Facing The Sky (Backwards)

O som cru e cheio de energia do Muddy Brothers, trio capixaba de rock setentão, chega com tintas de psicodelia inglesa em Facing The Sky (Backwards). Neste lançamento da Läjä Records, a sonoridade Delta Blues ainda permanece nas fissuras, mas os riffs espelham os climas próprios de bandas como Soft Machine, Andromeda e Cream. As letras, por sua vez, seguem equivalente mudança de paradigmas do álbum anterior, Handmade. É que as influências do blues do Mississipi, que já renderam letras mais pessoais no disco de 2013, agora dão espaço à temática ocultista e psicodélica. Formado por João Lucas (voz e gaita), Renato Just (bateria) e Will Just (guitarra e violão), o grupo fez o álbum em duas etapas. Uma parte foi gravada pelo baterista e pelo guitarrista ao longo de 45 dias num sítio de um amigo, em Linhares, norte do Espírito Santo. “Para fugir da pressão de um estúdio comercial e ter a liberdade de sair dali com o trabalho mais puro e honesto”, segundo o Will.

A outra metade do trabalho foi gravada com a banda inteira no Studio Sabotage, em Vila Velha, onde eles contaram com a participação do tecladista Dinho, do Figueroas, que criou e gravou o solo de sintetizador da música que nomeia o álbum. Durante as sessões foram adicionados teclados, definidas as melodias, e a letras, finalizadas. Então, o próprio Will caiu pra dentro da mixagem. Quanto à captação, nada de muita noia: apenas quatro canais e quatro microfones. Um toque que deixou o som mais harmonioso foi o modo como eles gravavam a bateria, sem ambiência, na varanda da casa do sítio. A microfonação, bem incomum para os dias atuais, dá ênfase à bateria como um instrumento completo, e não como peças separadas. “A busca pelo timbre foi intensa, passamos três dias só na microfonação”, conta Will Just. Timbres novos também foram experimentados com uma porrada de pedais de guitarra, baixo e voz, o que deixou a atmosfera bem encorpada.

A massa sonora produzida pelos instrumentos fundiu-se com os vazamentos nas faixas, som de pássaros, vento, essas coisas. Mas, segundo o guitarrista, isso não se trata de nenhuma brecha: “Decidimos não limpar nada, o som não foi editado digitalmente. Do jeito que veio a gente mixou e, depois, fizemos a master num gravador de rolo da Akai, de 1973. Daí o som começou a acontecer, aquela textura, aquele bacon que só o rolo dá!”. Ele conta que o gosto pelo rock e a estética dos anos 1970 serviu para aproximar os integrantes: “É algo que carregamos conosco desde a infância. Tínhamos outra banda antes, com uma sonoridade diferente e um baixista, mas só a partir da saída dele é que caímos na real sobre o que realmente sabemos fazer juntos, que é isso, o blues elétrico herdado do Delta.” (Texto: Noisey)





 
Discografia
 
Senha dos arquivo: brrock


Handmade (2013)
01. Last Chance Trip
02. Woman For My Track
03. All Down the Line
04. Every Thing I’ve Got To Give
05. Ramblin Down My Soul
06. Twelve Bars Poem
07. Let My Hair Hang Down
08. Dell Vetts
09. Love Won’t Bring You Down
10. Ain’t Lonely No More
11. Wanna Love You All The Way
12. High School Girl



Facing The Sky (Backwards) (2016)
01. I Came Across A Vision
02. Sweet Lover
03. Adrenochrome
04. Dancing in the Light
05. Facing The Sky (Backwards)
06. Stars Weren’t Meant To Be Young
07. Ocean Streams
08. Dust Devil
09. Our Floating Home
10. The Sun of Things Inside Me
11. You're Too Kind



Senha dos arquivo: brrock



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.